Wednesday, May 30, 2007

Os Discos de Uma Vida Inteira - Episódio 11




Nirvana - Nevermind


Quando "Nevermind" saiu para o mercado eu ainda não tinha 20 anos. A verdadeira descoberta por entre o lixo MTV da altura, 'Smells Like Teen Spirit' tinha todos os ingredientes que eu considerava essenciais para ficar electrizado: bateria potentíssima, guitarrada fumegante, vídeo-clip de dimensão desordenada e desbundante, a condizer inteirinho com a música a acompanhar. "Nevermind" apareceu-me então como um disco inteiro quando o comprei, em 1991. 'Lithium', 'Polly', 'Come as You Are', 'In Bloom' ou 'Something in the Way' tornaram-se hinos por entre a descoberta do grande baú do grunge, com Pearl Jams, e Soundgardens, e Nymphs, e Screaming Trees, e Mother Love Bones, e Mudhoneys, e muito mais, a virem atrás.

PS: Por curiosidade científica, o miúdo na capa do álbum "Nevermind" chamava-se Spencer Elden e teve até direito a um artigo na revista "Rolling Stone".

Tuesday, May 22, 2007

Dungen



Os Dungen são suecos, e estiveram vai não vai para serem incluídos na rubrica de bandas a seguir. A verdade é que fazem bons discos há uns anos e, por isso, seria assim injusto para com os outros artistas imberbes e desejosos de sucesso depois de aparecerem neste blog, considerá-los como uma "Banda a Seguir".

Os Dungen lançaram "Tio Bitar", um novo álbum, no passado mês de Abril. A banda tem uma jukebox jeitosa no seu site oficial que dá ao visitante a possibilidade de ouvir dois temas em streaming completo e o resto do álbum em audição parcial. "Ta det lungt", no caso o terceiro longa duração dos Dungen, editado em 2004, foi o registo que me deu a conhecer a banda. Rock psicadélico para ouvir cantado em sueco, do melhor.

Wednesday, May 16, 2007

Post da desbunda



Pensei bastante antes de fazer este post. Pensei, pensei, pensei, e disse para mim: "não, eles merecem, quem escreve um verso épico-poético como «ris-te ca boca cheia de merda» merece sem dúvida alguma/uma chamada de atenção". Para que a mensagem chegue a todos. Para que todos saibam a verdade.

E falo de quem? Quem poderia elevar a nobre arte de desbundar a língua portuguesa a um patamar tão sui generis? Tão invulgar? Meus caros navegadores deste bloguezóide tratam-se dos Comme Restus. Desde 1986 que os Comme Restus andam à solta - no site do MySpace@Comme Restus descrevem-se como 'happy hardcore', e são, como é óbvio, humildes e modestos na descrição da sua obra. Convido-vos a irem até ao YouTube e observarem com calma e descontracção 'Amandame com a Paxaxa Pus Dentes', uma das canções desta banda de Setúbal.

Também há um CD: "Pharmacia Ananaz".
E pronto.

Thursday, May 10, 2007

Bandas a seguir: Episódio 2



The Presets

Os The Presets vêm direitinhos da Austrália, posicionam-se no estilo "electro->coiso->new wave->80s->qualquer coisa" e vão estar em tournée na Europa ao longo do próximo mês de Junho. Ibiza, Barcelona e Benicassim são os locais mais perto de Portugal nos quais a dupla vai actuar. Um caso sério de desbunda dançante. Para ouvir, sem medo, 'I Go Hard I Go Home' e o viciante 'Are You the One', tudo disponível no MySpace@The Presets.

Monday, May 07, 2007

Diplo de regresso a Portugal


(créditos da foto: Misha Vladimirskiy)


DJ norte-americano regressa a palcos nacionais.

Diplo, o mago das mesas, o homem que remisturou como ninguém M.I.A, que descobriu para o mundo os Bonde do Rolê, e cujas manipulações mágicas de produção dão alegrias até aos tolinhos mais cépticos (oiçam a diplo megamix disponível no MySpace) vai regressar a Portugal.
Diplo vai actuar a 2 de Junho, no Porto, num evento denominado "Serralves Festival", mas cujos contornos e pormenores restantes são ainda desconhecidos. Mais informações em breve, pois uma vinda de Diplo a Portugal é sempre assinalável.

Os Discos de Uma Vida Inteira - Episódio 10



Sonic Youth - Dirty

O episódio de hoje volta a repetir o formato de "carácter representativo". "Dirty", dos Sonic Youth, poderá ser, em última instância, o álbum que mais ouvi da banda de Thurston Moore. Se a coisa fosse bem contabilizada, discos como "Goo", "Daydream Nation", "Sister" ou "EVOL" não ficariam muito atrás. Entretanto, e enquanto os iPods biológicos não surgem, segue-se uma vénia à banda que deu ao mundo desvairos como 'Drunken Butterfly', 'Purr', '100%', 'Youth Against Fascism' ou 'Sugar Kane'.