Wednesday, June 27, 2007

Editoras a seguir: Episódio 1


O FM Requiem mantém uma dedicação discreta no domínio do hip-hop. De La Soul, Arrested Development e Jurassic 5 são os guias de estimação pelo meio de outras coordenadas como Kanye West, Sage Francis, Mr. Lif, El P ou Non-Prophets.
Esta introdução foi só mesmo para confessar que se desconhecia por completo a actividade da editora Babygrande. O imenso catálogo é como um autêntico quarto de tesouros. A referência por aqui era só mesmo o trabalho dos 7L& Esoteric, dupla que desde o início da década de 90 tem feito bons registos, entre os quais o fantástico "New Dope", editado em 2006.
A Babygrande oferece surpresas como o "Monster Maker", o novo delírio de Sharkey & C-Rayz Walz, Bronze Nazareth (produtor com culpas nos Wu Tang Clan e responsável por êxitos de RZA) ou os Blue Sky Black Death. Para saberem mais é só mesmo irem ao site oficial da Babygrande.

Tuesday, June 26, 2007

Art Brut: o novo álbum



Os Art Brut, banda que só pela criação de uma faixa merecia mais discos de platina que os Killers, Kasabian e Futureheads juntos, lançaram um novo álbum. "It's a Bit Complicated" chegou às lojas no passado dia 19 de Junho. 'Direct Hit', 'Pump Up the Volume' e 'Nag Nag Nag' (lançado em single em Novembro de 2006) estão entre as faixas constantes no novo longa duração. Para embarcarem na experiência Art Brut, é só irem até ao MySpace oficioso da banda britânica.

Art Brut@Site oficial

Thursday, June 21, 2007

Dirty Projectors lançam novo álbum e anunciam tournée



Os Dirty Projectors, um projecto liderado por David Longstreth, e sujeito às mais diversas influências de desvairo rítmico e sem o mínimo de respeito pelos limites da desbunda criativa, anunciaram a edição de um novo álbum. "Rise Above" é o título do longa duração que chega às lojas através de uma edição da editora Dead Oceans.
Longstreth e companhia anunciaram também as datas de uma digressão na Europa. O grupo vai apresentar-se numa série de espectáculos no velho continente a partir do próximo dia 24 de Junho. Glasgow, Paris, Londres e Berlim são algumas das cidades onde os Dirty Projectors vão actuar como cabeças de cartaz e em suporte de bandas como a de Ted Leo, o projecto Beirut ou ao lado de grupos como as Au Revoir Simone ou Final Fantasy.
Os Dirty Projectors disponibilizaram para download a faixa 'No More' de "Rise Above", por forma a tentar conquistar ainda mais admiradores com os seus compostos. Para fazer o download de 'No More' é só mesmo clicar no link em baixo com o botão direito do rato e "Guardar o Destino Como" (Save Target As).

No More.Mp3

My Space dos Dirty Projectors: Dirty Projectors

Tuesday, June 19, 2007

The Go-Team com novo vídeo



A Go-Team acaba de disponibilizar no MySpace o vídeo-clip de 'Grip it Like a Vice', o single que antecipa o seu novo longa duração. A festa promete continuar a ser da boa, com Ninja et sus muchachos em grande, mas grande estilo. Refira-se que a introdução do clip foi filmada durante um ensaio da banda, em Brighton.

Para ver o vídeo-clip é só clicar no link em baixo.

Grip it Like a Vice

Monday, June 18, 2007

Os Discos de Uma Vida Inteira - Episódio 12


Pixies - Doolittle

Por entre a neblina de uma década de 90 demasiado cáustica, a nível criativo, orgânico, e muito mais, surgem pontos de referência, e um desses marcos incandescentes é "Doolittle" dos Pixies. Em 1989, dois anos antes de um fim inglório, a banda de Black Francis lançou este longa duração que apresenta um género de fusão fantasmagórica de todo o imaginário de uma geração perdida entre a escolha do "alternativo", as falhas do punk e as descargas de rock. 'Tame', 'Dead', 'La La Love You' são muito mais do que o encanto gasto e decadente de 'Monkey Gone to Heaven', esbatido por entre a passagem contínua em muitas das noites dos anos seguintes, em muitos locais sem sombra de suspeição.

Monday, June 11, 2007

The Go-Team



Desde 2005 que o FM Requiem conhecia o potencial fascinante da Go-Team. Mas, eis que no passado dia 9 de Junho, no festival Alive!07, foi possível confirmar ao vivo que, de facto, a Go-Team é ainda maior do que a desbunda apresentada em "Thunder Lightning Strike", o primeiro álbum. A senhora em cima da boca de incêndio, Ninja de sua graça, é uma das grandes responsáveis pela contaminação dançante que escorre do palco ocupado pela Team. A banda surge como uma verdadeira equipa multifacetada, capaz de trocar de instrumento à cadência de cada tema, decidida a surpreender até quando uma das bateristas (sim, eram duas baterias) toma conta do microfone.
O novo álbum da Go-Team chega ao mercado em Setembro, segundo o que foi anunciado. Quando for editado já sabem, só têm mesmo é que correr a comprá-lo.

Entretanto, podem ir descobrindo a Team no seu site oficial.

Wednesday, June 06, 2007

WrayGunn - Shangri-La



"Shangri-La" conquistou o estatuto de disco do mês do FM Requiem, e está no momento em grande escalada com vista a ser considerado como um dos melhores discos de 2007, até à data. Paulo Furtado não engana: rock and rollada da boa, com Raquel Ralha a assumir desta feita novo protagonismo num disco que transpira toda a solidez criativa da banda de Coimbra. 'Ain't it Nice' e o inevitável 'She's a Go Go Dancer' são as faixas eleitas pelo FM Requiem de "Shangri-la", mas há mais, muitas mais.

Os WrayGunn sobem ao palco no festival Oeiras Alive 07! no próximo dia 10 de Junho, a partir das 22h. E há mais concertos em agenda, para saberem é só irem até ao MySpace dos autores de 'Drunk or Stoned'.

Friday, June 01, 2007

Deolinda



"A junção do fado com urânio enriquecido" - é esta a definição do som praticado por Deolinda. A Deolinda tudo é permitido, as letras perdidas por entre os devaneios de uma voz que impõe respeito. A orquestração encontra o melhor das emoções e leva-nos a outros espaços, o mais importante na música, para mim pelo menos.

A ver e ouvir:

Deolinda@MySpace